segunda-feira, 23 de maio de 2016

メロンパン ("pão de melão")

Assisti por acaso a parte de um programa no canal TCL sobre a cidade de Yubari, em Hokkaido, no Japão, famosa pela produção de melão. Essa fruta é considerada uma iguaria nesse país e seu preço costuma ser bem alto.
Além da fruta, a cidade se destaca também pelo メロンパン ("pão de melão"), que, nesse caso, tem recheio de melão! 
Vendo o programa, me lembrei de que tive a oportunidade de experimentar um na viagem de 2009:


Ah, que saudades de Hokkaido...

domingo, 1 de maio de 2016

Tia Armênia - Cozinha Artesanal

Em uma pequena e charmosa casinha na Vila Nova Conceição está a cozinha artesanal da Tia Armênia, com pratos típicos do país que dá nome à casa. Funciona como loja delivery de produtos congelados e restaurante.


A entrada é daquelas que não dá para parar de comer: fatias de pão sírio com alecrim acompanhadas de coalhada seca, uma excelente combinação.


O carro-chefe, que ilustra o panfleto da casa, é o mantã: pequenos e delicados "barquinhos de massa recheados com carne", que juntos formam uma flor. Bonito, não? Come-se acompanhado de coalhada fresca e um molhinho à base de tomate. 


Outro prato que se destaca é esfihona, do tamanho de um prato raso. A massa é bem fininha, e o recheio leve, com bastante tomate. Também comemos a kafta bovina, muito boa, bem temperada. 


Na pequena área com poucas mesas, o atendimento foi bem atencioso. A comida é bem interessante, mas um pouquinho salgada para mim. A coalhada ajuda a balancear o sal.
O cardápio está no site, onde é possível fazer encomendas delivery. Vale a pena uma visitinha para conhecer pratos diferentes.

Tia Armênia
Rua Coronel Artur de Paula Ferreira, 104B
Vila Nova Conceição - SP
www.tiaarmenia.com.br

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tantra Mongolian Grill

O primeiro post deste ano é sobre um restaurante interessante. O Tantra oferece o que chamam de Mongolian Grill, Asian Tapas, além de pratos com curry. A casa tem cinco endereços. Visitamos o do Tatuapé.


Fomos de bufê (Mongolian Grill, cerca de R$70,00 por pessoa), pois foi o que nos chamou a atenção. O cliente monta seus próprios pratos (bowls) com os ingredientes disponíveis numa mesa e entrega para o chef, que fica numa ilha com uma enorme chapa e "prepara" os pratos. Poucos minutos depois, o chef recolhe os ingredientes da chapa em um novo bowl e devolve ao cliente.
Na mesa de ingredientes, na parte de carnes, havia contra-filé, frango, javali, camarão, lula e tubarão (cação). Na parte de vegetais, tomate, salsão, cenoura, moyashi, pimentão, cebola, entre outros. Nos molhos, caldos de carne, legumes e peixe, além de leite de coco. E, por fim, uma mesa só de temperos, frescos e secos, mais de 20, acho.
Experimentamos um pouco de tudo. Os bowls são pequenos, e a recomendação é que se façam porções pequenas. Para quem não tem ideia de como montar um prato, na parede o chef deixou umas 10 receitas.


 Meu primeiro bowl: frango, cebola, cenoura, macarrão, moyashi...

 O de carne ficou bem saboroso

A decoração é exótica, o atendimento é bom. Valeu uma visita pelo sistema interessante. Ah, é possível usar Groupon e Grubster!

Veja o cardápio, fotos e endereços no site oficial: http://www.tantrarestaurante.com.br/v2/php/home.php