sábado, 22 de dezembro de 2012

Punta Arenas - Patagônia Chilena

Nestes dias de calorão, às vezes dá vontade de dar um pulinho num lugar frio por um dia, só para fugir um pouquinho do calor. Lembrei da Patagônia, da pequena cidade de Punta Arenas, ao sul do Chile, a mais de 3 mil km de Santiago. Visitei essa cidadezinha no fim do inverno de 2006, em setembro, com temperaturas em torno do zero grau, quando ainda nevava um pouquinho.

Vento e neve

Em Punta Arenas, é possível ver o Estreito de Magalhães, ao extremo sul chileno. Saem de seu porto navios com destino à Antártica.
A cidade não tem tantas opções turísticas, mas destacam-se a Zona Franca, o Museu Regional de Magallães, e um mirador, de onde é possível ter uma boa visão da cidade. 
Esperava um pouco mais da Zona Franca, que fica um pouco longe do centro da cidade. Não há muitas opções de lojas e produtos, mas, se garimpar, dá para achar algumas coisas úteis a bons preços. Uma boa aquisição foram lanternas de diferentes tamanhos da Maglite.
Ah, uma coisa interessante: os táxis são, na verdade, como "ônibus": carregam até 4 pessoas com destinos diferentes. Em cima de cada veículo há, além do número da linha, as principais paradas. Tomamos um desses para chegar à Zona Franca.



Vista do mirador: ao fundo o Estreito de Magalhães

Corvina e salmão

Não há prédios altos, as casas são simples, e os restaurantes oferecem várias opções de peixes, frutos de mar e carnes (asados patagónicos).
Ponto de passagem obrigatório para quem vai à Patagônia chilena. Vale a pena uma visitinha rápida!


Para saber mais: http://www.chile.travel/es/donde-ir/patagonia/patagonia-magallanes/lugar/punta-arenas.html, http://www.chileaustral.com/parenas/ (sites em espanhol)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Krispy Kreme

Doughnuts viciantes esses da loja Krispy Kreme! Leves, macios, deliciosos... Quentinhos, então! Dá água na boca só de lembrar...
Conheci essa loja não nos EUA, mas no Japão, em 2009. Estava na fila quando um funcionário veio distribuir o doughnut básico - glazed (cobertura de açúcar) -, provavelmente o melhor e mais vendido. Primeira experiência muito boa, mas confesso que não me marcou tanto.
Só voltei a comer os doughnuts na minha quarta visita aos EUA, em outubro passado, não sei por quê. Uma visitinha ao site antes da viagem já acendeu a vontade...
Quando comi o primeiro, não podia mais parar. Podia comer uns 2 ou 3 de uma vez; algumas horas depois, mais uns 2 ou 3... Mesmo ficando na geladeira, continuavam macios e leves. E assim comia meia dúzia num só dia facinho!!! Por isso, muito fácil comprar os doughnuts de dúzia: além de ser difícil de parar de comer, sai bem mais em conta.




Por causa da época de Halloween, tinha alguns decorados com o tema (granulado laranja e preto), além da caixa Krispy "Skremes". O de cobertura rosa era de framboesa.
Meus preferidos são o glazed e o custard cream (o com cobertura de chocolate nas fotos). O "vício" era tão grande que teve um dia, no fim da viagem, em que acabamos comprando 3 dúzias, degustadas em 2 dias...
A dica é passar numa loja ao ver o aviso vermelho aceso, que significa que está saindo uma fornada de glazed doughnuts.
Ah, e são, sim, na minha opinião, mais gostosos que os da loja Dunkin' Donuts...



Quer ficar com mais vontade e ver os doughnuts de Natal da loja (fofíssimos), visite o site: http://www.krispykreme.com/home.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Magic Chicken

Difícil resistir a um franguinho frio com polenta, não é? Comidinha simples, que vai bem no almoço, numa happy hour, e por que não num jantar.
Sempre passava na frente do restaurante Magic Chicken que fica ao lado do Museu do Ipiranga e via o local lotado, com fila de espera, a qualquer hora do dia, e imaginava se realmente seria bom. Finalmente experimentei e comprovei por que as pessoas lotam o restaurante: o Magic Chicken, frango levemente empanado e frito, é delicioso, assim como a Magic Polenta, frita e salpicada com queijo. 


São pratos simples, encontrados em vários bares e restaurantes, mas que se destacam neste pelo sabor e ponto de fritura (frango ainda molhadinho, mas bem frito). Difícil parar de comer depois da primeira mordida!
Acompanham o frango uma farofa e um molho vinagrete. Porções suficientes para 2 adultos e uma pequena faminta.
O site tem várias fotos e o cardápio completo. Tem 6 restaurantes em São Paulo.

Magic Chicken
http://www.magicchicken.com.br/

IHOP

Matei a vontadinha de IHOP no mês passado depois de um bom tempo sonhando com as panquecas... levíssimas, macias...
A rede americana IHOP é famosa pelos combos de café da manhã e pelas panquecas. O cardápio é vasto, as combinações são inúmeras, e os pratos são, sim, gigantes para mim.
Mas o restaurante tem cardápio para todas as horas do dia, não somente para o café da manhã: sanduíches, hambúrgueresm saladas, sopas, carnes e muito mais.
Algumas lojas são 24 horas. Pelo cardápio variado, sempre estão cheias a qualquer hora do dia, mas, mesmo que haja fila de espera, não demora muito para ser atendido.


Crepe de mirtilo, panquecas de morango e breakfast combo com hash browns,
bacon, ovos mexidos e salsichas


Breakfast combo


Com French toast


IHOP
Infelizmente, só nos EUA... Para saber mais e ficar com vontadinha, é só dar uma olhada no site:
http://www.ihop.com/

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

World of Coca-Cola

O refrigerante mais famoso do mundo tem um museu legal em Atlanta, EUA: o World of Coca-Cola. O museu fica no Pemberton Place, no centro de Atlanta, próximo ao Centennial Olympic Park e ao Georgia Aquarium.
John S. Pemberton, o inventor da Coca-Cola 

 Pemberton é o sobrenome do farmacêutico que inventou a Coca-Cola em 1886 em Atlanta e o nome do local onde está o museu hoje. Lá é possível ver mais de 1200 objetos do mundo todo relacionados à bebida. tem garrafas, pôsteres, roupas, objetivos decorativos da própria Coca e de outras bebidas da marca. Em uma das salas, é exibido um filme em 4D sobre a história da bebida e comerciais feitos no mundo todo.


Garrafas de vários países

O melhor de tudo: um salão com cerca de 50 sabores de bebidas da empresa, de todos os continentes, para tomar à vontade. Minha visita foi em 2009, então algumas das bebidas mostradas nas fotos podem ter sido mudadas. O representante do Brasil era o Nestea de pêssego - tão sem graça!








Claro que o museu tem uma loja enorme de suvenires. E, no final, o visitante recebe uma garrafa de vidro com Coca-Cola. 
O museu funciona o ano todo, 7 dias por semana, e pode ser visitado por pessoas de todas as idades. Para quem está na cidade, é um bom passeio.

World of Coca-Cola
http://www.worldofcoca-cola.com/

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Friccò Ristorante

Restaurante de chef, comida italiana da Úmbria. Cardápio que muda toda semana (cerca de 50% dos pratos). Decoração bonita, atendimento atencioso. Assim é o Friccò, localizado num prediozinho antigo e bonito na Vila Mariana.
Toda vez que vou lá, não dá para não pedir o prato que dá nome à casa: o friccò, prato tradicional da cidade natal do chef Sauro, Gubbio. O friccò é feito de pedaços de frango cozidos em molho de tomate, alecrim e vinho branco seco, acompanhados de massa ao pesto de rúcula. Antigamente, a massa era o fusili, mas agora mudou para linguini (e eu prefiro o fusili de antes...).


Há massas frescas e secas, variedade de tipos de carnes (bovina, suína, aves, coelho, etc.), e muitos tipos de vinhos e sobremesas. Há uma adega no subsolo do restaurante, onde estão cerca de 470 rótulos escolhidos pelo chef.
A sobremesa imperdível para mim é o tiramisu: pequeno, mas delicioso... sempre caberia um pouco mais.


A casa sempre tem algum evento, como jantares temáticos, degustações e festivais. Vale a pena ver a programação no site.
Um detalhe muito importante: o restaurante não aceita nenhum tipo de cartão, então vá preparado com dinheiro ou cheque.

Friccò Ristorante
Rua Cubatão, 837 - Vila Mariana
Tel. 5084-0480
Almoço: terça a sexta, das 12:00 às 15:00; sábado e domingo, das 12:00 às 16:30
Jantar: quinta a sábado, das 19:00 às 23:00 
http://www.fricco.com.br/Default.aspx

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chás e sucos Pfanner

Minhas novas bebidas preferidas nestes últimos tempos: chás e sucos austríacos Pfanner. Ótimos por serem refrescantes, leves e, principalmente, pouco doces!
Por enquanto, só vi à venda no Sam's Club e em embalagem família de 2 litros. Parece muito, mas em casa, pelo menos, acabam rapidinho, ainda mais com esse calor que tem feito ultimamente.
Os chás são uma mistura de chá preto, de rosa mosqueta e de hibisco com frutas. Já provei o de pêssego e o de frutas vermelhas (morango, framboesa e mirtilo) - e este é meu preferido.
Há suco de maçã, de maçã verde e de frutas do bosque (morango, framboesa, amora e mirtilo).
Por serem importados, obviamente não são baratos, mas não são muito mais caros que os similares nacionais. Vale a pena pela qualidade e pelo sabor!


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Chi Fu comida chinesa

Não conheço muitos restaurantes chineses, mas um que conheço há uns bons anos, indicação de meus alunos, é imbatível: muito bom e barato.
O Chi Fu fica na Liberdade, num amplo salão com mesas redondas para umas 10 pessoas, decorado com imagens de dragões e pinturas antigas e está sempre lotado. Todo dia, o dia todo. Por isso, é normal ter que dividir a mesa com outras pessoas.
Antigamente, não era o tipo de restaurante atraente à primeira vista por causa do ambiente muito simples e mesas "grudentas". Uma boa e grande reforma mudou tudo e atraiu muito mais gente, agora fora da comunidade oriental (e olha que antigamente já era bem popular).
O atendimento não é lá grande coisa, pois as garçonetes não falam quase nada de português. Então, perguntar sobre os pratos é praticamente inútil.
O cardápio é enorme, e agora até tem algumas fotos para ajudar. Mesmo assim, raramente mudo meu pedido, que foi certeiro na primeira vez: macarrão frito com carne e frango com gengibre e salsão.
Desta vez, porém, em vez do frango com gengibre, pedi frango à milanesa (na verdade, um frango frito com um molho que faz toda a diferença) e pato assado. Tudo bem fresco e saboroso.
A sobremesa, melancia, é cortesia da casa. Mas nem sempre é servida.
É recomendável ir cedo se você não quer enfrentar fila, especialmente no domingo, por causa da Feira de Artesanato da Liberdade, que atrai muitos visitantes todo fim de semana.

Frango à milanesa, macarrão frito com carne e pato assado.

Chi Fu
Praça Carlos Gomes, 200 - Liberdade
Não tem site... mas você pode achar vários (bons) comentários em sites e blogs sobre restaurantes.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gran Café Tortoni - Buenos Aires

O Gran Café Tortoni, que fica na Avenida de Mayo, em Buenos Aires, é um dos mais tradicionais da capital argentina e o mais antigo. Fez 150 anos em 2008.
Famoso pela localização, pela arquitetura, pelo cardápio e pelos frequentadores ilustres (como Jorge Luis Borges), o café é parada obrigatória para quem visita Buenos Aires e quer ver e sentir um pouco mais a cultura argentina.

Cardápio: imagem do ambiente do café



 Balcão, com uma máquina registradora das antigas (a foto não está lá grande coisa, mas dá para ter uma ideia do local, né.)


Cidra, sanduíche, chocolate e churros... Ah, os churros...

Minha visita foi há 6 anos, depois de ir à Patagônia. É um lugar que ainda quero visitar de novo daqui a alguns anos, quando minhas pequenas já não estiverem tão pequenas.

Conheça mais sobre o café em: www.cafetortoni.com.ar

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Kirin Lemon e Häagen Dazs chá verde

Hoje a vontadinha é de Kirin Lemon, a soda da Kirin. E, aproveitando a foto, de sorvete de chá verde da Häagen Dazs. Para matar essas duas vontades, só indo ao Japão...
Gosto de Kirin Lemon desde a primeira vez que fui ao Japão, em 1993. De lá para cá, a bebida foi perdendo popularidade no país, e por isso não é encontrada tão facilmente. Nas 3 viagens que fiz, tomei em todo lugar em que encontrei e não foram muitos.
Já o sorvete de chá verde é fácil de comprar em todo o país. Pena que ainda não chegou em terras brasileiras, pois certamente faria sucesso.
Esta foto foi tirada em Asahiyama, Hokkaido... saudades...



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Boulangerie Mercure

Domingo de tempo bom pede um passeiozinho com uma paradinha para um café e um doce. Desta vez, o local visitado foi o café do Mercure Grande Hotel na Rua Sena Madureira, na Vila Mariana, perto do Parque do Ibirapuera.
Antes chamada de Le Fournil, agora a loja leva o nome Boulangerie Mercure e está aberta todos os dias, o dia todo. A loja é pequena, e há mesas no hall de entrada do hotel e na varanda.
O carro-chefe é o mil-folhas, devidamente degustado e muito apreciado pela delicadeza e leveza!




O (caro) café é da Nespresso. Muito bons também são o croissant tradicional e o de chocolate, além do croque monsieur. Na vitrine, ainda há bonitas tortas, macarons, quiches...


Boulangerie Mercure
Rua Sena Madureira, 1355 - Vila Mariana
http://www.mercure.com/pt/hotel-0578-mercure-grand-hotel-parque-do-ibirapuera/restaurant.shtml

sábado, 21 de julho de 2012

Legoland - Billund, Dinamarca

Quem nunca gostou de brincar de Lego? Imagine ver um parque temático inteirinho de Lego no local onde esse brinquedo surgiu!
O Lego é originário da Dinamarca. A marca foi fundada pela família Kristiansen na cidade de Billund em 1932, onde está localizado um dos parques Legoland (há parques também nos EUA, na Alemanha e na Inglaterra). 
O nome Lego, de acordo com o site oficial, vem da abreviação de duas palavras dinamarquesas: leg godt, que significam "brincar bem". Os bloquinhos permitem infinitas construções e assim estimulam a criatividade e o aprendizado das crianças.
O parque Legoland - Billund reproduz dezenas de lugares famosos do mundo todo com blocos Lego. Há também animais, pessoas, tudo feito com Lego!

Legendas em dinamarquês, alemão e inglês explicam que local é esse e quantos bloquinhos foram necessários para fazer a escultura. Essa é a reprodução de Nihavn, que fica em Copenhagen.

Estátua da Liberdade 

Kinkaku-ji


Não parece real? 



Um estádio com milhares de pessoinhas Lego!


Além de ver as esculturas em Lego, é possível se divertir nas atrações como trenzinho, filmes 3D, montanha-russa... 




Há um hotel temático e lojas que vendem, além dos brinquedos, roupas, acessórios e diversos outros produtos.



Para quem vai à Dinamarca, com certeza é um passeio obrigatório para todas as idades.


Para saber mais sobre Lego, visite as seguintes páginas: www.lego.com, www.legoland.dk.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Twelve Bistro

Mais um restaurante com ótimo fish & chips: Twelve Bistro. É um restaurante pequeno, bem charmoso, que fica numa rua tranquila em Pinheiros. O cardápio não é muito extenso, mas tem boas opções de entradas e principais, além de boa carta de bebidas, especialmente cervejas importadas.
De entrada, coxinhas de rabada são a pedida. Pena que me esqueci de tirar uma fotinho...
As fritas são maravilhosas, não dá para parar de comer.
O restaurante se destaca por pratos que utilizam cerveja entre seus ingredientes.
O único porém no dia da visita foi a demora no atendimento... Mas a comida vale a pena!


Steak Tartar e Fish & Chips


Twelve Bistro
Rua Simão Álvares, 1018 - Pinheiros
http://twelvebistro.com.br

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Flores no Vigelansparken

Não pude deixar de fazer uma postagem só com fotos das flores do Vigelandsparken. Como já disse antes, lá tem o jardim mais cheiroso que já visitei. Há vários tipos de flores, mas as rosas perfumadas se destacam. Não dá vontade de ir embora!








As fotos já dizem tudo, né! Local imperdível para quem gosta de flores, arte e um bom passeio no parque. Pena que não é aqui pertinho...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vigelandsparken - Oslo, Noruega

Este parque é um dos lugares mais bonitos que já visitei. Com certeza, tem o jardim mais cheiroso que já vi (isso merece um outro post, que escreverei a seguir). 
O Vigelandsparken - Parque Vigeland - fica em Oslo, na Noruega. Recebe o nome do escultor Gustav Vigeland (1869-1943) e é o maior parque de esculturas de um único artista no mundo. Tem mais de 200 esculturas em bronze, granito e ferro que retraram as relações humanas (relacionamentos, trabalho, sexo, sentimentos).


 O escultor Gustav Vigeland


 Um dos jardins do parque

A escultura central do parque: Monolito, com mais de 14m de altura, mostra pessoas e sentimentos. Foi construída a partir de um único bloco de granito, por isso o nome Monolito.

Vista da Fonte - outra escultura belíssima


Junto ao parque, há o Museu Vigeland, com esculturas, desenhos e diversos objetos que pertenceram a Gustav Vigeland. O atual museu era o ateliê de Vigeland.





Para quem visita Oslo, o parque e o museu são parada obrigatória. Sem dúvida, é um lugar que quero visitar novamente.


Para saber mais: http://www.vigeland.museum.no/